Logo
  • Empresa
  • Serviços
  • Parceiros
  • Notícias
  • FACILITADOR
  • Contato
  • ACESSO RESTRITO

Links Úteis

  • Caixa Econômica Federal
  • Receita Federal
  • Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal
  • Ministério do Trabalho e Emprego
  • RAIS
  • SEFAZ - Goiás
  • Junta Comercial do Estado de Goiás
  • INSS
  • Simples Nacional

Receba nosso informativo cadastrando seu e-mail aqui

Mercado de trabalho: 5 habilidades essenciais para 2026

Depois de muita expectativa, 2026 finalmente começou e neste primeiro dia do ano, feriado nacional, os trabalhadores, contadores e empresários têm a oportunidade de descansar no primeiro feriado prolongado do ano e retomar suas atividades com fôlego total na segunda-feira (5). 

Mas se você integra o grupo de pessoas que teme o início do ano, já está ansioso para a retomada do serviço e está preocupado com o futuro do trabalho, o diretor geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, oferece três conselhos para ajudar os trabalhadores a lidar com o futuro do trabalho sem achismos.

O especialista recomenda que os trabalhadores atualizem-se sobre os movimentos da sua área de atuação; qualifiquem-se; e treinem suas capacidades de adaptação às mudanças. 

“Tenha em mente que, independentemente do que venha pela frente, pouco a pouco as tarefas, principalmente as mais operacionais, vão sofrer transformações influenciadas pelos avanços da tecnologia - e isso não tem volta”, afirma Mantovani.

“Nos últimos anos, percebemos que transformações tecnológicas, especialmente impulsionadas pela inteligência artificial, estão redesenhando profissões de forma constante. Não se trata apenas da substituição de ferramentas antigas, como ocorreu com máquinas fotográficas ou de escrever, mas de mudanças mais rápidas e profundas na forma como trabalhamos, tomamos decisões e entregamos valor. Em vez de rupturas isoladas, vivemos uma evolução contínua, com aprimoramento de diversas funções e, ao mesmo tempo, o surgimento de novas carreiras antes inimagináveis”, esclarece o diretor geral.

Nesse cenário, os maiores impactos recaem sobre quem não acompanha essa evolução. E essa adaptação vai além do domínio de ferramentas digitais: envolve fortalecer habilidades humanas como pensamento crítico, criatividade, inteligência emocional, comunicação e capacidade de colaborar em ambientes multiculturais e híbridos. “São essas soft skills, combinadas a competências tecnológicas, que preservam e ampliam a empregabilidade em um mercado dinâmico. O diferencial agora está em aprender sempre, e aprender com a tecnologia, para evoluir junto com o trabalho do futuro”, pontua Fernando.

Para acompanhar esse movimento, o especialista recomenda que, de imediato, o profissional treine e desenvolva essas cinco habilidades:

Autoconhecimento

O profissional que se conhece tem mais facilidade para identificar os caminhos que deve seguir e compreender melhor o outro. Isso facilita muito o trabalho em equipe. Você pode começar a desenvolver o autoconhecimento abrindo-se para o recebimento de feedbacks.

Autocrítica

Em geral, nossa percepção sobre nós mesmos tende a ser favorável se comparada a forma como outras pessoas nos percebem. Então, faça um cruzamento sincero entre as qualificações que você possui e as que são valorizadas pelo mercado. Busque conhecimento em palestras ou cursos, sejam presenciais ou à distância.

Autogestão

Nos últimos anos, o mundo do trabalho passou por uma transformação profunda. O home office deixou de ser um benefício restrito e tornou-se parte da realidade de muitas empresas, impulsionando modelos cada vez menos hierarquizados, mais colaborativos e orientados a resultados. Hoje, seja no formato remoto ou híbrido, a autonomia ganhou protagonismo, mas ela vem acompanhada de novas responsabilidades.

Para prosperar nesses modelos flexíveis, é fundamental desenvolver disciplina, capacidade de organização, autogestão e comunicação transparente com equipes e lideranças. Afinal, o sucesso do trabalho fora dos escritórios tradicionais não depende apenas da infraestrutura tecnológica, mas da maturidade profissional para manter a produtividade, o engajamento e o bem-estar mesmo à distância.

Pensamentos crítico e analítico

Procure sempre avaliar as situações como um todo, ou seja, ter a famosa visão 360 graus. Para isso, diante de situações desafiadoras ou importantes, crie o hábito de ser racional, compreendendo o cenário com imparcialidade e considerando dados e fatos, além das necessidades de todos os envolvidos.

Inteligência emocional

Já falei e vou repetir outra vez: é sempre mais inteligente tomar decisões com a cabeça e não com o estômago. Para isso, você deve desenvolver sua inteligência emocional, colocando-se no lugar do outro, de maneira empática, e dominando os próprios sentimentos. Sugiro começar pelo hábito de refletir antes de reagir e, quando necessário, evite pessoas, situações ou pensamentos que te remetem ao negativismo.

O futuro do trabalho já chegou e os líderes seguem com o desafio prioritário de encontrar colaboradores que se adequem às necessidades do negócio. Então, mantenha a empregabilidade focando em ser um profissional atrativo para o mercado e não apenas para a empresa na qual atua hoje.

Fonte: Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul



Data: 01/01/2026

Compartilhar:
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

Contato

Endereço
SDS (CONIC) Bloco A, Sobreloja Nº, 21, Ed. Boulevard Center - Asa Sul, Brasília - DF, 70391-900
Telefone
  • (61) 3404-6083
  • (61) 3404-5437
  • (61) 99197-6421 - WhatsApp / Business
E-mail
contato@diskcontabil.com.br

Câmbio

ÍNDICES VALOR

Calendário

DSTQQSS
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Todos os direitos reservados | © 2026 | Disk Sigma Contadores Associados Ltda
Painel Administrativo | Siscontábil

Evento(s)

Titulo/Descrição

Agenda tributária

Declaração

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em Aceito”, você concorda com o nosso termo de uso e aceite dos cookies presente neste Website. Ler mais...